Formado em 2009, a propósito das comemorações dos 50 anos de bossa nova, o Trio constituído por Paula Morelenbaum, voz de referência da bossa nova, o pianista de formação clássica Ralf Schmid e Joo Kraus, um dos melhores trompetistas do jazz europeu da actualidade, distingue-se por uma nova linguagem musical que combina – de forma única – a bossa nova, o jazz e a música clássica.
Os espectáculos em Portugal marcam a estreia de uma nova canção no repertório de Bossarenova Trio: o poema “Sim, Bem Sei” de Fernando Pessoa, musicado por José Miguel Wisnick. Do alinhamento constam ainda alguns lieds de Schumann e Schubert com versões do músico e poeta brasileiro Arthur Nestrovski, a par de clássicos da música brasileira de Villa Lobos, Tom Jobim ou Dorival Caymmi.
Paula Morelenbaum, que lidera este trio transatlântico, tem percorrido o mundo com inúmeros projectos musicais dos quais se destacam o Quarteto Jobim / Morelenbaum e o Trio Morelenbaum 2 / Sakamoto, ambos com o seu marido Jaques Morelenbaum. Iniciou a sua carreira cantando ao lado do Maestro António Carlos Jobim, tendo construído também um sólido percurso em nome próprio, com vários discos editados e premiados.
Com Ralf Schmid e Joo Kraus apresenta “Samba Prelúdio” ao vivo no nosso país. Lisboa foi a primeira cidade a receber o concerto, dia 29 de Março, no Centro Cultural de Belém, seguindo-se de Coimbra, dia 31 de Março, no Auditório do Conservatório de Música (concerto inserido nas “Quintas do Conservatório”). Dia 1 de Abril actuaram na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e dia 2 terminaram a digressão no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, nos Açores.
Projecto concluído