Notícias

Sam, artista e autor do Guarda Ricardo, comemoraria este Domingo o seu 92º aniversário

29/01/2016

«Não ria. O humor é um assunto muito sério.»

Sam

Sam, o cartoonista e artista português que criou personagens como o Guarda Ricardo – publicado pelo Diário de Notícias e mais tarde pelo Público – e Heloísa – publicada na revista Flama e em A Capital – celebraria no próximo Domingo, dia 31 de Janeiro, o seu 92º aniversário. A efeméride comemora-se com a divulgação de um desenho publicado em 1992, pelo Público, que em 2016 mantém a actualidade política.

O Guarda Ricardo nunca perdeu o seu carácter contemporâneo, ainda que tenha sido criado no Estado Novo, abordando temáticas como a autoridade, o poder, a liberdade e a ordem.

Samuel Azavey Torres de Carvalho marcou a cultura portuguesa pela sua abordagem ao humor e ao absurdo. Para além do trabalho enquanto cartoonista, Sam foi também um proeminente artista plástico, trabalhando objectos do quotidiano, como cadeiras, funis ou bules, numa abordagem moderna e futurista, centrada na corrente surrealista.

Sam trabalhou ainda outras formas de expressão da linguagem plástica e gráfica, como a escrita e a criação de pequenos filmes de humor para a RTP. Já nos anos 90 foram erigidas em Lisboa três esculturas da sua autoria, os monumentos “Ad Ephemeram Gloriam”, na Alemeda Dom Afonso Henriques, “A Oliveira”, nos Olivais, e “A Infância”, no Campo Grande.

A título póstumo, Samuel Azavey Torres de Carvalho foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. O seu espólio é composto por mil objectos artísticos e mais seis mil cartoons.