Revelada a programação completa da 5ª edição do Festival Literário da Madeira
23/02/2015Festival Literário da Madeira (FLM)
16 a 22 de março 2015
Funchal – Madeira
Pela 5ª edição do Festival Literário da Madeira (FLM) vão passar cerca de 100 participantes, entre escritores, ilustradores, moderadores, bailarinos e músicos. De 16 a 22 de março serão muitos os encontros, conversas, debates, espetáculos, lançamentos, apresentações e tertúlias que terão por mote Beleza: Corpo, Palavra e Imagem.
A Eduardo Lourenço cabem as honras de abertura do Festival Literário da Madeira, a 18 de março, numa conversa conduzida por Anabela Mota Ribeiro, com A Beleza é o Esplendor do Caos como mote inspirado no título de uma das obras emblemáticas deste pensador.
O encerramento, a 22 de março, fica a cargo do premiado ensaísta, romancista e tradutor argentino Alberto Manguel, autor de múltiplos best-sellers, que estará à conversa com Luís Caetano a partir da frase de Albert Camus, É preciso imaginar Sísifo feliz.
Entre estes dois momentos, são sete as conversas em torno de motes retirados de obras de Dinis Machado, Pier Paolo Pasolini, Alexandre O’Neill, António Ramos Rosa, Álvaro de Campos, Rainer Maria Rilke, Charles Baudelaire, Jacques Derrida, e que vão reunir:
Gregório Duvivier, João de Melo, Alessandro Baricco, Walter Siti, moderação de Ana Nunes Cordeiro (19 de março);
os editores Francesco Valentini (Nova Delphi/promotor do FLM), Bárbara Bulhosa (Tinta da China), João Paulo Cotrim (Abysmo), Carlos da Veiga Ferreira (Teodolito) e Diogo Madre Deus (Cavalo de Ferro), moderação de Ana Daniela Soares (19 de março);
Joana Emídio Marques, Manuel Jorge Marmelo, Paulo José Miranda, moderação de Raquel Gonçalves (20 de março);
Richard Zimler, Carlos Fino, Rui Cardoso Martins, Jerónimo Pizarro, moderação de Bernardo Vasconcelos (20 de março);
Valério Romão, Mathias Énard, Raquel Nobre Guerra, Alex Gozblau, moderação de Henrique Amoedo (21 de março);
Patricia Duncker, Helder Macedo, Diana Pimentel, Marta Caires, moderação de Sílvio Fernandes (22 de março);
João Luís Barreto Guimarães, Isabela Figueiredo, Paulo Moura, Marcos Peres, moderação de Rui Campos Matos (22 de março)
Como vem sendo tradição, os primeiros dias do festival são dedicados ao Festivalinho Literário Infantil (FLI). Durante dois dias crianças e jovens têm a oportunidade de contactar diretamente com autores, através de encontros e apresentações. Hermínia Ponte e Mário Cordeiro (16 de março) e Luísa Spínola, Paulo Sérgio Beju, Inês Fonseca Santos e Nuno Morna (17 de março) são os convidados desta edição.
A 5ª edição do FLM ficará ainda marcada por dois espetáculos imperdíveis: em jeito de pré-arranque, a 14 de março, Rodrigo Leão apresenta O Espírito de Um País no Centro de Congressos da Madeira. No dia 21 de março é a vez de Henrique Amoedo e a sua companhia Dançando Com a Diferença apresentarem o espetáculo Endless no Teatro Municipal Baltazar Dias.