Joana Machado nasceu no Funchal em 1978 e aos 6 anos iniciou a sua aprendizagem musical no Conservatório. Com 17 mudou-se para Lisboa onde frequentou durante um ano o curso de canto da Academia de Amadores de Música e, mais tarde, integrou a escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. No ano de 1999 foi referida como “Nova voz revelação”. Paralelamente, formou-se em Design Industrial na Universidade Lusíada.
Em 2002 mudou-se para Nova Iorque afim de frequentar o programa de Jazz e Música Contemporânea da New School University, que concluiu com uma Bolsa de Estudos atribuída por essa instituição.
Obteve o grau de Mestre em Música, Interpretação Artística, em 2012, na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto). Actualmente, frequenta o Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Estudou com Buster Williams, Connie De Jongh, Doug Weiss, Joanne Brackeen, Jeannie Lovetri, Lúcia Lemos, Luciana Souza, Reggie Workman, Sheila Jordan, Steve Coleman, Theo Bleckmann, Vic Juris, entre muitos outros. Realizou o Workshop “Singing Body/Dancing Voice” da companhia de Meredith Monk.
Já actuou ao lado de artistas como Abe Rábade, Bernardo Sassetti, Chris Strik, Edu Lobo, Gary Bartz, Jamey Haddad, Jane Ira Bloom, Jesus Santandreu, Paulo Braga, Perico Sambeat, Reggie Workmann, Rembrandt Frerichs, Sara Serpa, Toon Roos, entre outros.
Colaborou com Jazz Orchestras das quais destaca a Lehigh Valley Jazz Repertory Orchestra , dirigida por Bill Warfield; aNew School University’s Jazz Orchestra, dirigida por Charles Tolliver; e a European Jazz Youth Orchestra, dirigida por Pedro Moreira.
Para além dos 3 títulos em seu nome “Crude” (2006), “A Casa do Óscar” (2009), “Travessia dos poetas – Rosapeixe” (2010) a sua discografia inclui ainda participações em gravações de Abe Rábade (“Aloumiños de Seda” – 2008), Amílcar Vasques Dias (“Desnudo” – 2011) e Ricardo Pinheiro (“Song Form” – 2013).
É professora de Voz, Ensemble e Formação Auditiva na Licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada de Lisboa desde 2009. Integra também o corpo docente da Escola de Jazz de Luiz Villas-Boas.
“Blame it on my Youth”, é o mais recente título discográfico, saiu para o mercado em Janeiro de 2014, sendo distribuído exclusivamente pela Parlophone Music.
Projecto concluído