Mais de 20 000 pessoas estiveram na Vila Adentro, em Faro, para assistir ao último grande festival de Verão de 2016 – o Festival F. Pela primeira vez, a lotação esgotou num dos dias, totalizando 12 000 pessoas no recinto, na segunda noite do festival. A 4ª edição do Festival F já está confirmada para o primeiro fim-de-semana de Setembro de 2017.
Com 5 palcos espalhados pela zona histórica de Faro, o Festival F tornou-se, nos dias 2 e 3 de Setembro, uma das maiores montras da música portuguesa e lusófona, agregando representantes dos seus mais diversos quadrantes. Foi também palco de colaborações inesperadas, Criolo subiu ao Palco Muralhas para interpretar um tema com Ana Moura e Rita Redshoes fez uma participação especial nos concertos de GNR e Senhor Vulcão.
Em 2016 o Festival F tornou a relação estabelecida entre a cultura e o património ainda mais sólida, com a dinamização de tertúlias musicais, políticas powered by Observador, e literárias powered by Fnac, que contaram, entre outros convidados, com Carlos Vaz Marques e Ricardo Araújo Pereira. Houve ainda espaço para Stand Up Comedy, Artes Plásticas e Cinema.
Na terceira edição do festival comprovou-se ainda o sucesso de duas iniciativas que diferenciam o evento, o espaço dedicado à Street Food, e o F Infantil, que posiciona o festival como um dos poucos festivais a acolher famílias, não só com uma política de bilheteira, como também uma programação dedicada a crianças.