Porque navegar é preciso, emmy Curl, a artista portuguesa que nos últimos anos tem sabido criar um lugar muito especial na indie pop nacional, anuncia para este ano um novo e importante capítulo da sua história. “Navia” é o nome do primeiro álbum da cantora e compositora de Vila Real, seguindo-se aos bem recebidos EPs “Origins” (2012), “Birds Among the Lines” (2010) e Ether (2007). Se nestes discos Catarina Miranda, nome de nascença da criadora, definiu a sua identidade musical de forma delicada mas firme, respeitando as suas raízes, em “Navia” promete ir mais além. Deusa dos rios e da água na mitologia galaica e lusitana, com forte implantação no Norte de Portugal, onde de resto esteve por trás do batismo do Rio Neiva, Navia é agora evocada por emmy Curl.
A partir de finais de Março, emmy Curl levará as novas canções a conhecer o país, numa digressão com numerosos pontos de interesse: além de desvendar a fibra de que se faz “Navia”, a transmontana promete estrear um palco muito especial, com velas feitas de material diferente.
Lançado no final de 2014, o primeiro single de “Navia”, “Come Closer”, será uma das canções mais aguardadas. Dona de uma melodia enfeitiçante, a música foi mostrada ao mundo num vídeo de Nuno Barbosa que granjeou a atenção de publicações nacionais e internacionais como o The Creators Project da Vice (“Não conseguimos parar de ver as transformações de Curl, de cantora radiante a humanoide mutante e mística”).
Novas canções, novo palco e figurino, um ânimo redobrado e o encanto sonhador de sempre – mercê da chegada do primeiro álbum, “Navia”, e da digressão que arrancou em finais de março, 2015 promete ser o ano de emmy Curl.
Projecto concluído