Notícias

Pedro Abrunhosa participa na estreia de “Gisberta”, de Luis Lobianco (Porta dos Fundos), amanhã, no Porto

26/11/2018

“Gisberta” estreia amanhã no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. Idealizado pelo actor Luis Lobianco (Porta dos Fundos e Segundo Sol), com direcção de produção de Claudia Marques, texto de Rafael Souza-Ribeiro e direcção de Renato Carrera, o espectáculo “Gisberta” conta a história da brasileira vítima de transfobia que morreu tragicamente nesta cidade, em 2006. Os espectáculos decorrem a 27 (amanhã) e 28 de Novembro, no Porto, e a 5 e 6 de Dezembro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais.

O tema “Balada da Gisberta”, escrito por Pedro Abrunhosa para o álbum “Luz” (2007), editado por Maria Bethânia no álbum ao vivo de 2011, inspirou Luis Lobianco a procurar mais sobre esta mulher e criar uma obra capaz de fundir política, história, música, teatro, humor, poesia e ficção. Amanhã, na estreia em Portugal, Pedro Abrunhosa sobe ao palco para protagonizar um momento único e interpretar a canção ao vivo.

A peça tem colhido rasgados elogios no Brasil, onde estreou em Março de 2017. Trazer “Gisberta” a Portugal é também ampliar a sua existência e manter içada a bandeira da tolerância. Trata-se de uma jornada pela vida de Gisberta Salce Junior, desde a infância e adolescência, vividas em São Paulo, no Brasil, com a sua família, até à decisiva mudança para Portugal, país que abraçou enquanto novo lar, tornando-se conhecida pela ascensão meteórica nas noites do Porto, onde protagonizava espectáculos transformistas. Mudou-se aos 20 anos, num momento em que escalava uma vaga de homicídios a transexuais na sua cidade-natal. Foi encontrada morta no Porto, 25 anos mais tarde, após ter sido torturada por um grupo de 14 jovens menores de idade.

Na noite de estreia em Lisboa, a 5 de Dezembro, após a sessão, decorre uma conversa aberta entre o público e um painel de oradores, sobre “Aspectos de Género na Arte” com a moderação de Alice Azevedo (Actriz e activista TransFeminista e Queer) e as participações de Luis Lobianco, Rafael Souza-Ribeiro, Daniela Filipe Bento (membro da direcção da ILGA Portugal), Júlia Mendes Pereira (co-fundadora e co-directora da organização não-governamental Ação Pela Identidade) e Matias Braga (Oficinas Drag King e Tradutor).

 

INFORMAÇÕES DE BILHETEIRA

Porto – Teatro Sá da Bandeira, 27 e 28 de Novembro
Início do espetáculo: 21h00
Preço dos bilhetes: entre 12 e 20€
Bilhetes à venda nos locais habituais, bilheteira da sala e em ticketline.sapo.pt

Lisboa – Teatro Tivoli BBVA – 5 e 6 de Dezembro
Início do espetáculo: 21h00
Preço dos bilhetes: entre 16 e 22,5€

Bilhetes à venda nos locais habituais, bilheteira da sala e em ticketline.sapo.pt