Luísa Sobral escolheu teste pré-natal não invasivo “Tomorrow” do CGC Genetics
08/01/2016Luisa Sobral escolheu “Tomorrow Prenatal Test“, o primeiro teste pré-natal não invasivo realizado integralmente em Portugal pelo Centro de Genética Clínica, CGC Genetics. O resultado normal, obtido logo às 10 semanas de gravidez, deu a Luísa Sobral uma tranquilidade relativamente à presença das alterações genéticas mais comuns, e que foram testadas no seu bebé.
O teste “Tomorrow Prenatal Test” pode ser efectuado a partir da décima semana de gestação, inclusive, bastando uma simples colheita de sangue materno, detetando no DNA fetal e de uma forma não invasiva, a presença de trissomias 21 (Síndrome de Down), 18 e 13, o sexo fetal e as alterações numéricas dos cromossomas sexuais (Monossomia X, XXX, XXY, XYY).
A realização deste teste na íntegra pelos Laboratórios do CGC Genetics em Portugal, representa um passo ambicioso para a área de diagnóstico pré-natal e a genética médica nacional. Permitiu também encurtar os tempos de transporte da amostra e de entrega dos resultados para apenas 6 dias úteis, e também receber amostras de outros países.
O CGC Genetics/Centro de Genética Clínica, teve a sua expansão laboratorial em 1992 e tornou-se assim no primeiro laboratório privado de Genética Médica em Portugal. Atualmente é um dos principais laboratórios de Genética Clínica europeus e líder em testes de Genética Médica em Portugal.