6ª edição do Festival Literário da Madeira (FLM) recebe Samar Yazbek, Rafael Marques e Tabish Khair
25/02/20166ª edição do Festival Literário da Madeira (FLM) recebe Samar Yazbek, Rafael Marques e Tabish Khair, três autores politicamente empenhados na defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão.
Samar Yazbek, escritora, jornalista e activista síria, Rafael Marques, jornalista de investigação e activista que tem liderado a denúncia dos actos de corrupção do regime de José Eduardo dos Santos, e Tabish Khair, autor indiano radicado na Dinamarca, com vasta obra publicada sobre xenofobia e terrorismo, marcam presença na 6ª edição do Festival Literário da Madeira.
Entre 11 e 16 de Abril, não só no Funchal mas em vários pontos da ilha, o FLM promove uma semana de encontros, debates, espectáculos e sessões de autógrafos, entre outras iniciativas, mantendo sempre o tema do festival, ‘Falsidade e Verdade na Ficção Literária’, como pano de fundo.
Samar Yazbek
Samar Yazbek (n. Síria,1974), jornalista e escritora, tem um percurso marcado pela defesa dos direitos da mulher e da criança e pela liberdade de expressão jornalística. Este é o combustível da sua obra, valendo-lhe controvérsia e desaprovação por parte do regime de Bashar al-Assad. Detida múltiplas vezes e excluída da comunidade alauita, fugiu do país e exilou-se em Paris.
No seu mais recente livro, The Crossing: My Journey to the Shattered Heart of Syria, a publicar em Portugal pela Nova Delphi (a entidade promotora do FLM), relata o regresso clandestino ao seu país natal e a estarrecedora realidade vigente, desde as primeiras incursões do Exército Livre Sírio à chegada do Daesh.
Rafael Marques
Rafael Marques (n. Angola, 1971) é um jornalista cuja actividade se tem centrado na investigação e denúncia de actos de corrupção e violações dos direitos humanos em Angola.
Publicou vários relatórios sobre essa promiscuidade no sector diamantífero angolano, incluindo o polémico e aclamadoDiamantes de Sangue – Corrupção e Tortura em Angola (ed. Tinta da China, 2011). Com esta obra, enfrentou um processo em que foi acusado de “denúncia caluniosa” e “difamação” por parte de um grupo de generais daquele país. O processo foi encerrado em maio de 2015 e a obra gratuitamente disponibilizada pela editora portuguesa em formato digital.
Tabish Khair
Tabish Khair (n. Índia, 1966) é professor no departamento de inglês da Universidade de Aarhus (Dinamarca), poeta, novelista e ensaísta, com várias obras aclamadas pela crítica e traduzidas em várias línguas.
Em Portugal, Tabish Khair tem publicados dois dos seus livros, Lugar Marcado (2011) e Como Combater o Terrorismo Islâmico na Posição de Missionário (2015), ambos pela editora Nova Delphi.
Em The New Xenophobia, o seu mais recente livro, Tabish Khair desenvolve um estudo sobre a xenofobia num contexto histórico, filosófico e sócio-económico.